O “desabrochar” de uma estrela!
2 April 2012

Estas imagens mostram uma estrela antes e depois de ter sofrido uma transformação radical. A imagem da esquerda - o “antes” é um desenho artístico que mostra onde se podem encontrar os diferentes “ingredientes” de uma estrela de grande massa. Estes ingredientes, são chamados de elementos químicos. A imagem da direita – o “depois” é uma foto real do espaço, da mesma estrela, após uma explosão colossal que libertou as partes exteriores da estrela.

Os astrónomos chamam a uma explosão como esta, uma supernova e todo o material da estrela após a explosão é chamado de remanescente de supernova. O remanescente de supernova mostrado na imagem da direita, é chamado de Cassiopeia A ou abreviadamente Cas A.

Em ambas as imagens, utilizaram-se as mesmas cores para identificar os vários elementos químicos da estrela. Os astrónomos pensavam, que antes da explosão a estrela tinha grande quantidade de ferro (azul), enxofre e silício (verde), no seu centro. Mas afinal, estes elementos químicos foram lançados em direção às regiões externas da estrela, como se pode ver pelas cores azuis e verdes na área externa de Cas A na foto da direita. Basicamente, a estrela transformou-se de dentro para fora!

Facto curioso

Excetuando objetos do nosso sistema solar, Cas A é a “estação de rádio” mais poderosa do céu noturno emitindo numerosos sinais de rádio!

Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios- X Chandra da NASA : http://chandra.harvard.edu/