Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
O “desabrochar” de uma estrela!
2 April 2012

Estas imagens mostram uma estrela antes e depois de ter sofrido uma transformação radical. A imagem da esquerda - o “antes” - é um desenho artístico que mostra onde se podem encontrar os diferentes “ingredientes” de uma estrela de grande massa. Estes ingredientes são chamados elementos químicos. A imagem da direita – o “depois” - é uma foto real do espaço, da mesma estrela, após uma explosão colossal que expulsou as partes exteriores da estrela.

Os astrónomos chamam a uma explosão como esta uma supernova, e todo o material da estrela após a explosão é chamado remanescente de supernova. Aquele que se vê na imagem da direita é chamado Cassiopeia A ou, abreviadamente, Cas A.

Em ambas as imagens foram utilizadas as mesmas cores para identificar os vários elementos químicos da estrela. Os astrónomos pensavam que, antes da explosão, a estrela tinha grande quantidade de ferro (azul), enxofre e silício (verde) no seu centro. Mas afinal estes elementos químicos foram lançados em direção às regiões externas da estrela, como se pode ver pelas cores azuis e verdes na área externa de Cas A na foto da direita. Basicamente, a estrela transformou-se de dentro para fora!

 

Facto curioso

Excetuando objetos do nosso Sistema Solar, Cas A é a “estação de rádio” mais poderosa do céu noturno, emitindo numerosos sinais de rádio!

More information

 
Este Space Scoop é baseado nos relatórios de imprensa do Observatório de Raios- X Chandra da NASA : http://chandra.harvard.edu/

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

A Star’s Makeover!
A Star’s Makeover!

Printer-friendly

PDF File
1021.0 KB