As Estrelas mais Atrativas do Universo
16 January 2015

Já alguma vez brincou com ímanes? Certamente já fez a experiência em que colocou sobre uma mesa um íman e um prego. Empurrando lentamente o íman na direção do prego chega a um ponto em que o prego salta “colando-se” ao íman.

Isto acontece pelo facto dos ímanes terem algo invisível e que se estende à sua volta, designado por “campo magnético”. Pode causar uma força de atração ou repulsão nos outros objetos mesmo que o íman não esteja em contacto direto com eles.

Os ímanes mais poderosos do universo do universo designam-se por estrelas magnéticas. São pequenas estrelas muito compactas, 50 vezes mais massivas que o nosso Sol, e comprimidas numa bola com apenas 20km de diâmetro (aproximadamente o tamanho de uma pequena cidade)!

Os astrónomos pensam as estrelas magnéticas podem ser criadas quando algumas estrelas massivas morrem numa explosão de supernova. Os gases da estrelas espalham-se pelo espaço criando uma nuvem colorida, como a da imagem, designada por Kes 73. Ao mesmo tempo, o núcleo da estrelas comprime-se formando a estrela magnética.

No centro da nuvem cósmica desta imagem reside uma pequena estrela magnética. Mas não se iluda, o que lhe falta em tamanho é compensado em energia, expulsando potentes jactos de raios X em intervalos de poucos segundos! Pode vê-los a azul na imagem.

Facto curioso

Os astrónomos pensam que podem existir mais de 30 milhões de ímanes espalhados pela Via Láctea!

The Most Attractive Stars in the Universe