Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Algo de Novo no Céu!
25 March 2015

Em 1670, alguns dos mais importantes astrónomos observavam o céu noturno. Enquanto o faziam a partir das suas casas por todo o mundo, ficaram perplexos ao testemunharem o aparecimento de um ponto de luz brilhante numa zona onde nada existia anteriormente! Depois de estudarem a nova estrela, decidiram que se tratava de uma “nova” (por ser algo novo no céu) e designaram-na “Nova Vul”.

Uma nova é uma poderosa explosão numa estrela, que provoca instantaneamente um grande aumento de brilho. O remanescente da Nova Vul pode ser observado na imagem.

Poderá agora estar a pensar: qual será a diferença entre uma nova e uma supernova? Bom, uma nova produz-se quando uma anã branca habita o mesmo sistema que outra estrela, e as duas orbitam uma em torno da outra.

A gananciosa anã branca rouba material à sua companheira, acabando por acumular tanta matéria que já não consegue manter-se coesa. Quando chega a este ponto explode subitamente, surgindo como uma nova e projetando gás quente para o espaço. Mas, ao contrário de uma supernova, em que há destruição da estrela inicial, no caso de uma nova a estrela sobrevive à explosão.

Atualmente, trezentos anos após a aparição da Nova Vul, os astrónomos possuem uma nova pista sobre este mistério cósmico. Afinal esta antiga luz não era de todo uma supernova!

Trata-se de algo muito mais raro e brilhante, um espetacular choque entre duas estrelas! O choque estelar foi tão violento que provocou a explosão de uma estrela e a projeção do material de ambas para o espaço.

Facto curioso

Uma supernova normalmente expulsa material suficiente para formar completamente um Sol, ou seja 10 000 vezes mais material do que uma nova!

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Something New in the Sky!
Something New in the Sky!
Something New in the Sky!
Something New in the Sky!

Printer-friendly

PDF File
969.3 KB