Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Um ovo de dinossauro cósmico pronto a chocar
5 June 2015

Os enxames globulares são os dinossauros do espaço. São enormes grupos em forma de bola, contendo milhares e milhares de estrelas. São semelhantes a bolas de discoteca cósmicas. E tal como os dinossauros, os enxames globulares são enormes e nasceram há muito tempo atrás. Alguns enxames globulares são tão antigos como o próprio Universo!

Surpreendentemente, os astrónomos encontraram um enxame globular a ser criado por duas galáxias em colisão. É como encontrar um ovo de dinossauro pronto a chocar no seu quintal!

Um enxame globular só pode formar-se a partir de enormes e densas nuvens de gás. Este tipo de nuvens era muito frequente quando o Universo era jovem, sendo essa a razão de os enxames globulares terem nascido há milhares de milhões de anos.

Mas descobriu-se uma enorme nuvem de gás numa galáxia em processo de fusão (ou seja, em que duas galáxias em colisão estão a combinar-se, formando uma só galáxia). Na imagem pode observar uma concentração maciça de gás no interior da nuvem denominada “Firecracker” (Petardo).

O “Petardo” parece ser suficientemente grande para criar no futuro um novo enxame globular. Contém material suficiente para criar cinquenta novas estrelas como o nosso Sol! No entanto, ainda não nasceram novas estrelas nesta nuvem. É como um “ovo cósmico”, pronto a eclodir.

Observar a formação de um enxame globular é uma sensação semelhante a testemunhar o nascimento de um Tyrannosaurus rex, algo como viajar no tempo até um passado muito remoto. Os astrónomos, ao poderem observá-lo no presente, irão aprender imenso sobre o que ocorreu no Universo há muito, muito tempo.

Facto curioso

As galáxias das Antenas estão em colisão desde há cerca de 300 milhões de anos!

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

A Cosmic Dinosaur Egg Ready to Hatch
A Cosmic Dinosaur Egg Ready to Hatch

Printer-friendly

PDF File
1.0 MB