Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
As peças básicas da Vida
15 June 2015

Podemos construir coisas absolutamente extraordinárias juntando peças de Lego. Existem casas, foguetões e até barcos de tamanho real construídos com Lego! Tal como estas fantásticas construções, os seres humanos também são formados por pequenas peças. No nosso caso, essas pequeníssimas peças chamam-se moléculas.

Ao contrário das peças de Lego, as moléculas só são visíveis utilizando microscópios extremamente potentes, pois são demasiado pequenas para serem vistas a olho nu.

Sabemos que a vida começou há cerca de três milhares de milhões de anos, não sabemos propriamente como, mas uma coisa é certa: tudo começou a partir destas diminutas moléculas orgânicas.

Mas se as moléculas orgânicas são os tijolos que edificam a vida e existem por todo o Universo, por que razão não foi ainda encontrada vida fora da Terra?

Na realidade, as moléculas orgânicas são extremamente frágeis. Não sobrevivem facilmente às duras condições que rodeiam as estrelas recém-nascidas. Apesar disso, os cientistas acabaram de detetar grandes quantidades de moléculas orgânicas em torno de uma jovem estrela distante.

Esta estrela recém-nascida ainda não possui planetas, mas está rodeada por um disco de material que brevemente dará origem a planetas. Os astrónomos encontraram moléculas orgânicas na região mais externa do disco, onde se formam os cometas gelados de um sistema solar.

Daqui a poucos milhões de anos, os cometas recém-formados das regiões exteriores do disco começarão a chover sobre os planetas, podendo transportar com eles as moléculas orgânicas. Quem sabe o que poderão construir quando aterrarem?

Facto curioso

Alguns cientistas pensam que os cometas trouxeram moléculas orgânicas para a Terra, na infância do nosso Sistema Solar!

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

The Building Blocks of Life
The Building Blocks of Life

Printer-friendly

PDF File
1.1 MB