Quando um planeta não é um planeta!
19 January 2012

As palavras nem sempre têm o significado que lhes atribuímos. Quando usamos termos como “doentio” ou “malvado” podemos estar a dar-lhes um sentido diferente do inicialmente esperado.

Tomemos como exemplo, esta nova imagem de um objecto no espaço, ao qual chamamos de nebulosa planetária; actualmente sabemos, que nada tem a ver com planetas!

Uma nebulosa planetária é um objecto que se forma, quando uma estrela como o Sol (a estrela mais próxima de nós) fica sem combustível. Quando isto acontece, a estrela começa a colapsar para o seu interior, perdendo simultaneamente as camadas mais externas de gás, que flutuam no espaço. O gás, cria padrões de rara beleza em torno da estrela original, como podemos observar na imagem.

A parte “nebulosa” do nome, faz sentido pois provém do latim significando nuvem. Mas porquê chamarmos a este objecto de nebulosa planetária? Essencialmente, porque quando estes objectos foram descobertos os astrónomos acharam-nos semelhantes aos planetas Úrano e Neptuno quando vistos através de pequenos telescópios.

Às vezes os nomes podem ser bem traiçoeiros!

Facto curioso

Algumas nebulosas planetárias têm duas nuvens de gás simétricas, uma em cada lado da estrela central. Elas assemelham-se a borboletas no céu.

When a Planet is not a Planet