O Espaço Pode Ser Explosivo!
28 November 2012

Buracos negros têm uma má reputação; são conhecidos por sugarem coisas, que nunca mais são vistas. Um aspeto provavelmente menos conhecido é o de às vezes criarem poderosos jatos que atiram material para o exterior. Os astrónomos descobriram recentemente o mais energético destes jatos até agora conhecidos, que ejeta material suficiente para fazer 400 sóis por ano!

A maioria das galáxias possui um buraco negro no seu centro, incluindo a nossa própria galáxia, a Via Láctea. Estes buracos negros podem ser milhões ou milhares de milhões de vezes mais pesados que o nosso Sol, compactado numa pequena bola. O material é embalado e comprimido tão firmemente que ganha uma força gravitacional imensamente forte — suficientemente forte para engolir até mesmo a luz e impedindo-a de escapar!

Buracos negros são conhecidos por aspirar o material, tal como água sendo sugada para baixo num cano, o material forma um disco em torno do buraco negro enquanto este se alimenta. À medida que o disco gira mais rápido e cada vez mais rápido, aquece e emite enormes quantidades de luz e material. Estes deslumbrantes jatos ocorrem frequentemente a partir do centro de galáxias muito brilhantes chamadas de "quasares". Um dos jatos recentemente descobertos está muito longe, perto do limite do universo. O outro jato emite matéria suficiente para "fabricar" 400 sois cada ano e emite cerca de 100 vezes mais energia do que todas as estrelas na galáxia Via Láctea reunidas — é um verdadeiro monstro!

Facto curioso

Buracos negros não são realmente buracos, são o oposto do vazio. Buracos negros estão recheados com a maior quantidade de material em menor espaço do que qualquer outro objeto no universo. Faça um modelo de um buraco negro com esta atividade UNAWE

Most powerful Black Hole Blast!
Most Distant Black Hole Blast!