Tudo a postos para a aterragem de Philae!
17 September 2014

O espaço pode ser um lugar escuro e solitário, razão pela qual a Rosetta viajou com uma amiga! Quando a nave espacial abandonou a Terra há 10 anos transportava consigo uma pequena sonda com o nome de Philae.

Desde o seu lançamento há 10 anos que Rosetta tem sido a grande protagonista do espetáculo. A nave espacial passou a última década a viajar pelo sistema solar passando várias vezes pela Terra e Marte e visitando alguns asteróides até atingir no passado mês o seu destino final, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

Mas em Novembro o protagonismo passará para Philae, quando tomar as rédeas da missão convertendo-se na primeira sonda a aterrar na superfície de um cometa!

Nas últimas seis semanas Rosetta aproximou-se do cometa 67P fazendo uma pesquisa da superfície de forma a encontrar o melhor local para aterrar. No final de Agosto, os cientistas tinham reduzido a busca a cinco regiões. Esta semana foi finalmente anunciado o local onde Philae irá aterrar e esta região recebeu a designação de Local J.

A 6 de Agosto, Rosetta enviou as primeiras fotografias detalhadas do cometa 67P e o que revelaram apanhou todos de surpresa. O cometa é diferente do que até agora se conhecia. É formado por duas partes separadas que são conhecidas por “cabeça” e “corpo”. O Local J está situado na “cabeça” do cometa.

A forma pouco usual do cometa torna-o não só num objeto de estudo fascinante mas também numa plataforma de aterragem extremamente desafiante. O Local J foi considerado o mais seguro, com pouca inclinação, poucas rochas e luz solar em quantidade suficiente para alimentar e manter viva a sonda.

Mas o local também permitirá a Philae levar a cabo algumas experiências científicas excitantes. Irá recolher amostras do cometa que serão estudadas no seu laboratório revelando pela primeira vez a forma e composição exata de um cometa!

Facto curioso

Procure uma imagem do cometa 67P. O que vê quando o observa? Muitas pessoas acham que se parece com um patinho de borracha. Na realidade esta descrição tornou-se tão popular que a sua alcunha oficial passou a ser “patinho de borracha”.

‘J’ Marks the Spot for Rosetta’s Lander