Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Um jogo da "apanhada" cósmico
18 April 2012

Nunca lhe aconteceu perder uma eternidade a procurar alguma coisa no seu quarto, e depois descobrir que afinal nunca esteve lá? Bem, há cerca de 50 anos que os astrónomos procuram no espaço um tipo de material estranho, mas novas observações mostram que muito provavelmente ele nunca esteve onde têm procurado. 

Este estranho material é chamado 'matéria escura', e é complicado de encontrar, porque é invisível! Apesar de matéria escura ser invisível, os astrónomos podem pesquisá-la no espaço, graças ao efeito que a gravidade tem sobre as coisas em seu redor. Os astrónomos pensam que há quatro vezes mais matéria escura no Universo do que matéria normal, que é a que podemos ver. Isso acontece porque as zonas exteriores das galáxias, incluindo a nossa Via Láctea, giram muito rapidamente. E, sem a massa adicional fornecida pela matéria escura, a gravidade não seria suficiente para segurar as estrelas, que seriam lançadas para fora das galáxias a altas velocidades. 

Mas onde se encontra esta matéria escura? A imagem mostra a região onde os astrónomos esperavam encontrar matéria escura (cor azul) em redor e dentro da nossa galáxia. Esta distribuição significa que há muita matéria escura na região em torno do nosso Sol. No entanto, uma equipa de astrónomos tem observado atualmente a forma como se movimentam 400 estrelas próximas do Sol. E nesses movimentos não encontraram nenhuma evidência de qualquer matéria escura nesta região. Esta conclusão pode ser uma notícia chocante para os astrónomos! 

 

Facto curioso

Alguns objetos no espaço são invisíveis aos nossos olhos mas podem ser vistos com telescópios especiais, como os que detectam raios-X e radiação infravermelha. Porém, a matéria escura é completamente invisível, e não emite qualquer tipo de radiação! 

More information

 Este Space Scoop é baseado no seguinte ESO Press Release.

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

A Cosmic Game of Hide and Seek
A Cosmic Game of Hide and Seek

Printer-friendly

PDF File
920.2 KB