Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Resolvido o Mistério do Íman Solitário?
14 May 2014

Com a morte de cada estrela dá-se a criação de um novo e exótico objeto. O tipo de objeto criado depende do tamanho original da estrela. Por exemplo, uma estrela 30 vezes mais maciça do que o Sol converte-se, no final da sua vida, num buraco negro.

O Universo é incomensuravelmente grande e repleto de inúmeros maravilhosos e estranhos objetos. Não é assim espantoso que se façam frequentemente novas descobertas, algumas mais surpreendentes do que outras, como a excitante descoberta desta semana, que parece vir solucionar um mistério que dura há mais de 35 anos: o enigma da magnestrela solitária.

Há cerca de três anos, os astrónomos depararam-se com algo estranho. Os restos de uma estrela 40 vezes mais maciça do que o Sol tinham dado origem a um íman, e não a um buraco negro!

As magnestrelas são estranhos objetos até para os padrões astronómicos, ultrapassando frequentemente recordes em termos de tamanho e densidade. Não são maiores do que uma cidade, mas pesam mais do que o Sol. Giram a alta velocidade pelo espaço, e são ímanes incrivelmente potentes!

Ainda mais estranho do que uma magnestrela, é uma magnestrela solitária. Estes ímanes formam-se por interações com outras estrelas, o que significa que necessitam de uma companheira para existir. No entanto, esta magnestrela flutua pelo espaço por sua própria conta.

Os astrónomos acreditam que no preciso momento em que algumas estrelas maciças evoluem para se tornarem buracos negros, uma estrela companheira rouba-lhes parte do seu material. Essa matéria subtraída torna a estrela menos maciça, não chegando assim, quando explode, a formar um buraco negro, e sim uma magnestrela.

Os astrónomos pensavam que uma estrela tinha ajudado à formação deste misterioso íman, antes de ser expulsa da área aquando da explosão cósmica. Iniciou-se assim a caça à estrela companheira!

Esta semana, após muitos anos de busca, os astrónomos anunciaram ter apanhado a culpada a fugir de cena! Ao encontrar esta estrela, os astrónomos conseguiram mais provas para apoiar a sua teoria sobre a forma como as magnestrelas se formam.

Facto curioso

As estrelas magnéticas, magnestrelas, são os ímanes mais poderosos do Universo. Se existisse um destes ímanes a cerca de metade da distância Terra-Lua, arrancaria as bandas magnéticas de todos os cartões de crédito do nosso planeta!

Share:

Images

Cosmic Magnet Mystery Solved?
Cosmic Magnet Mystery Solved?

Printer-friendly

PDF File
1.0 MB