Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
As principais luas de Júpiter não se deixam obscurecer… Nem mesmo por um eclipse!
25 June 2014

As violentas e contínuas explosões nucleares que ocorrem no coração das estrelas originam o seu brilho. A maioria dos objetos no Universo, tal como os oito planetas do Sistema Solar e as luas que os orbitam, só podem ser vistos porque refletem a luz das estrelas. Ocasionalmente, um evento raro ocorre e a luz do Sol é impedida de alcançar um objeto. Estes eventos são chamados “eclipses”.

Designam-se por “eclipse solar” quando a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra. e por “eclipse lunar” quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, projetando uma sombra que cobre a Lua.

O mesmo pode acontecer em qualquer planeta que tenha luas, apesar de, tanto quanto sabemos, apenas na Terra existir vida para o testemunhar!

Durante um eclipse, esperamos que a Lua ou luas fiquem escondidas na escuridão completa, devido ao facto de o planeta bloquear a luz proveniente do Sol. Mas, quando recentemente os astrónomos observaram as quatro principais luas de Júpiter (Io, Europa, Ganímedes, e Calisto) a atravessarem a sombra do planeta, tal não se verificou. As luas tornaram-se mais ténues mas, misteriosamente, ainda mantinham algum brilho!

Tratou-se de uma surpresa para os astrónomos, embora não seja algo incomum. O mesmo fenómeno acontece na Terra quando temos a sorte de assistir a um eclipse lunar. A Lua escurece e adquire um tom vermelho escuro, mas não fica preta.

A razão de a Lua parecer mudar de cor prende-se com o facto de existirem poeiras na atmosfera da Terra que funcionam como um prisma e refratam ou desviam a luz que atinge o satélite. O mesmo acontece às luas de Júpiter, pois o planeta tem uma atmosfera fortemente nublada!

Facto curioso

Na realidade, não sabemos se Júpiter não é 100% atmosfera, sem qualquer tipo de superfície sólida! Mas ainda assim, a densidade no seu interior pode crescer tanto que o núcleo do planeta seja composto de gases condensados, ou seja, no estado líquido.

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Jupiter's Largest Moons Won't be Overshadowed, Even by an Eclipse!
Jupiter's Largest Moons Won't be Overshadowed, Even by an Eclipse!

Printer-friendly

PDF File
994.4 KB