Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
De homenzinhos verdes até grandes galáxias verdes!
5 December 2012

Existem 7 milhares de milhões de pessoas a viver consigo neste planeta, pessoas de idades, tamanhos e cores de pele muito diferentes. Mas existem pelo menos um milhão de vezes mais galáxias no Universo do que há seres humanos! Elas aparecem também com aspetos muitos diferentes.

Recentemente, um novo tipo de galáxia foi adicionado à lista. Estas recém-chegadas são maiores e mais brilhantes do que qualquer outra coisa no espaço! E como se isto não fosse suficientemente interessante, também brilham com uma cor verde brilhante! Isto levou os astrónomos a nomeá-las galáxias 'feijão verde' (olhe para a pequena mancha parecida com um feijão verde no meio desta foto do espaço).

Estas novas galáxias estão entre os objetos mais raros em todo o Universo. Pensamos que brilham tão intensamente por causa de um buraco negro no seu centro. Um buraco negro é um objeto muito pequeno com uma enorme força gravitacional. Todo o material que se aproxima demasiado é puxado para o buraco negro, nunca mais sendo visto. Todas as galáxias provavelmente têm um desses monstros à espreita no seu centro, incluindo a nossa própria galáxia, a Via Láctea!

Como um buraco negro suga o material nas proximidades, forma-se um disco em torno dele. Imagine a forma como a água é sugada para baixo num ralo. À medida que gira, o disco cresce e torna-se cada vez mais e mais quente, emitindo quantidades imensas de luz brilhante. Desta forma, os buracos negros são conhecidos por criarem centros de galáxias ativas. Mas no caso das 'feijão verde', toda a galáxia brilha!

Facto curioso

Simultaneamente com as 'feijão-verde' existem as galáxias 'ervilha verde'. Foi-lhes dado este nome porque se parecem com ervilhas (dê uma vista de olhos aqui). Estas galáxias são muito mais pequenas do que as 'feijão-verde' e são iluminadas num tom verde brilhante por todas as estrelas que contêm!

More information

 Este Space Scoop é baseado no ESO Press Release

Share:

Images

From Little Green Men to Big Green Galaxies!
From Little Green Men to Big Green Galaxies!

Printer-friendly

PDF File
993.5 KB