Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
A estrela com uma identidade secreta
19 August 2013

Os leitores regulares do Space Scoop poderão lembrar-se de uma crónica publicada alguns meses atrás sobre “a excentricidade entre as excentricidades”. O Space Scoop intitulava-se Um Íman muito Especial, e contava-nos a história de uma magnetar chamado SGR 0418.

Magnetares são estranhas estrelas, muito pequenas e ultra-densas, que surgem escuras aos nossos olhos. Podem não parecer nada de muito especial, mas na realidade tratam-se de ímanes poderosos. São milhares de milhões de vezes mais fortes do que os ímanes que tem lá em casa no seu frigorífico, e muitíssimo mais poderosos do que qualquer íman que possamos construir na Terra. São tão fortes que conseguem despedaçar as estruturas fundamentais do mundo. Além disso, estas estrelas passam por erupções aleatórias chamadas "sismos estelares”, que incluem explosões de poderosos raios X.

Mas a SGR 0418 não encaixa nos padrões habituais. Ao princípio parecia ser um íman muito mais fraco do que qualquer outra estrela do seu tipo, pois tal como outras magnetares passava regularmente por sismos estelares que produziam dramáticas labaredas de raios X.

Como até agora não tinha sido possível explicar a razão de um íman tão fraco produzir erupções tão potentes, esta magnetar tornou-se num mistério! Mas, graças aos astrónomos da Agência Espacial Europeia, o mistério foi finalmente resolvido! Esta “astuta” magnetar escondia um dos mais poderosos ímanes de todo o Universo, ocultando a sua verdadeira força. Apesar desta magnetar parecer perfeitamente normal, por baixo da sua superfície esconde-se a sua verdadeira identidade de super-herói!

Facto curioso

Mesmo a uma distância superior a 900km do magnetar, a força do íman é tão poderosa que poderia literalmente desfazê-lo em pedaços!

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

The Star with a Secret Identity
The Star with a Secret Identity

Printer-friendly

PDF File
989.7 KB