Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Um Novo Olhar Sobre um Jovem Enxame de Estrelas
21 May 2014

A galáxia onde vivemos , a Via Láctea, é um conjunto de milhares de milhões de abrasadoras estrelas, planetas e gás cósmico.

Se tem a sorte de poder viver num local com um céu escuro, sem a poluição luminosa das vilas e cidades, pode já ter visto a Via Láctea, um arco a erguer-se majestosamente no céu noturno.

Do local onde nos encontramos, na Terra, a Via Láctea parece-se com um arco esbatido de suave luz amarela. Estas concentrações de luz amarela são na realidade milhares de estrelas que os nossos olhos não conseguem distinguir individualmente - mas os nossos telescópios conseguem-no!

Esta imagem mostra-nos uma parte da nossa galáxia que contém um enxame de centenas de jovens estrelas muito próximas entre si. Ao estudar este enxame, e os seus primos de outros lugares da Via Láctea, os astrónomos podem aprender mais sobre a nossa galáxia e como se formam as estrelas.

Atualmente sabemos que a Via Láctea tem a forma de uma espiral. É formada por quatro grandes e encurvados braços de gás, poeiras e estrelas. Este enxame de estrelas encontra-se no braço Carina-Sagitário, que deve o seu nome às duas constelações em que o encontramos (a Carina e o Sagitário).


Facto curioso

Durante uma noite límpida devíamos ser capazes de ver cerca de 2500 estrelas a olho nu. Infelizmente, a poluição luminosa que resulta da iluminação das ruas, carros, lojas e casas deixa-nos apenas cerca de uma dúzia de estrelas visíveis. Faça uma visita ao http://www.darksky.org e descubra como pode ajudar a salvar a nossa visão das estrelas!

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Fresh Look at a Young Star Cluster
Fresh Look at a Young Star Cluster

Printer-friendly

PDF File
1.3 MB