Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Uma curiosa Tecnologia Espacial que restaura a visão
4 November 2014

Por todo o mundo, milhões de pessoas já se submeteram à cirurgia laser para corrigir defeitos de visão. Mas sabia que esta técnica só é possível graças a tecnologia desenvolvida para ser utilizada no espaço?

Se olhar para um ponto fixo enquanto sacode a cabeça os seus olhos mantêm-se automaticamente quietos, permitindo-lhe ver claramente mesmo quando se está a mover. A maioria das espécies na Terra têm esta capacidade, que remonta até aos dinossauros. É um truque curioso da natureza, sobre o qual nem pensamos.

O seu cérebro está constantemente a receber mensagens do seu ouvido interno. Estas mensagens indicam-lhe a direção e ajudam-no a manter o equilíbrio e a visão estáveis. Tal é possível devido à gravidade, que nos indica em que sentido é para baixo.

Mas como é que os astronautas se orientam no espaço? Como é que se conseguem focar num ecrã de computador quando estão a flutuar na Estação Espacial Internacional? Para investigar este fenómeno, os investigadores criaram um instrumento especial para medir o movimento dos olhos dos astronautas sem interferirem com os seus movimentos. Este instrumento faz o que é chamado “Rastreio do  Olhar”. Consiste basicamente num capacete com uma câmara que tira fotografias aos olhos dos astronautas e regista para que ponto estão eles a olhar.

Regressando à Terra, o mesmo “Rastreio do Olhar” proporcionou aos médicos uma forma de levar a cabo delicadas cirurgias aos olhos com laser, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas!

Facto curioso

A tecnologia espacial tem um enorme impacto no nosso quotidiano, de modos muito variados. Desde a capacidade de enviar informação para todo o globo em segundos, passando pela criação de membros artificiais, e até ao desenho de umas simples palmilhas para os nossos sapatos, ou de colchões de espuma viscoelástica.

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Astronaut Wearing The Eye Tracking Device
Astronaut Wearing The Eye Tracking Device

Printer-friendly

PDF File
1.0 MB