Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
O Trânsito de Vénus leva a astronomia a Timor-Leste pela primeira vez
31 May 2012, Díli

Para celebrar o trânsito de Vénus de 6 de Junho de 2012, o projeto Universe Awareness (UNAWE) desenvolveu um projeto educacional para Timor-Leste - um dos poucos países onde será possível observar o trânsito na sua totalidade. O projeto é o maior evento científico realizado, até agora, em Timor-Leste, desde a sua independência há 10 anos atrás. 

O Universe Awareness levará a cabo várias atividades educativas em Timor-Leste de 1 a 8 de Junho de 2012. O programa inclui atividades educacionais lúdicas para as crianças, ações de formação para professores, palestras públicas, uma exposição sobre astronomia e uma sessão de observação para o público em geral. A expectativa é que nas atividades programadas para Díli participem cerca de 5000 pessoas. Também se realizarão atividades na cidade de Gleno (50 quilómetros a sudoeste de Díli), para cerca de 800 alunos. 

Um evento como o trânsito de Vénus, proporciona uma oportunidade única para levar a astronomia e a ciência à população timorense,” explica o português Pedro Russo, Coordenador Internacional do Projeto UNAWE. “Esperamos que os nossos esforços abram novos horizontes às crianças de Timor-Leste e os encorajem a escolher carreiras científicas e tecnológicas.”

Notes

Programa de Actividades

1 Junho : Dia da Criança 
09:00 – 12:00: Atividades interativas para crianças na Escola Portuguesa de Díli 
12:00 – 14:00: Atividades interativas para crianças no Palácio do Governo em colaboração com a Guarda Nacional Republicana – Díli
2 de Junho
09:00 – 17:30: Formação de Professores, Escola Portuguesa de Díli
4 de Junho
09:00: Abertura da Exposição sobre Astronomia para o Desenvolvimento
15:00: Palestra Pública sobre Astronomia
Auditório Liceu,  Departamento Fisica - Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Díli
5 de Junho
10:00 - 11:00: Palestra astronomia para estudantes do secundário
11:00 - 12:00: Palestra de astronomia para estudantes universitário 
Auditório Liceu, Universidade Nacional Timor Lorosa'e
Actividades na Escola de Gleno
6 de Junho
7:00 – 14:00: Observação Pública do Trânsito de Vénus
Palácio do Governo, Díli

More information

A 6 de Junho de 2012 será possível observar, a partir da Terra, o planeta Vénus passar em frente ao Sol - isto é um trânsito de Vénus. Este é um dos mais raros fenómenos astronómicos - o próximo alinhamento só volta a acontecer em 2117. Embora os trânsitos de Vénus não sejam tão espetaculares de observar como os eclipse do Sol, são historicamente importantes, pois permitiram determinar a distância a Vénus e consequentemente a dimensão do Sistema Solar.

O programa UNAWE – Trânsito de Vénus em Timor-Leste é co-organizado pela a Universidade de Leiden (Países Baixos), o Ministério da Educação de Timor-Leste, a Escola Portuguesa de Ruy Cinatti  com a colaboração da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, Embaixada Portuguesa em Timor-Leste, Fundação Oriente, Alola Foundation, Guarda Nacional Republicana - Díli, Portuguese Astronomical Society,  AstroBook Drive/ Boston University, ASTRON, Baader Planetarium, Berkeley Science Education Centre, Camões Institute, Ministério do Turismo de Timor-Leste, EurAstro, European Southern Observatory, Bosscha Observatory,  Bandung Institute of Technology, Departamento de Física da Universidade Nacional em Timor-Leste, Foundation Leids Kerkhoven-Bosscha Fonds, HE Space Children’s Foundation,  IAU Office of Astronomy for Development, NASA Sun-Earth Connections, PCs4kids, Art Sorrisus-Dental Implant Institute, Sália Pharmacy.

O projeto Universe Awareness foi criado em 2005 por George Miley, Vice Presidente da União Astronómica Internacional (IAU - International Astronomical Union), com o apoio da da Academia Real dos Países Baixos e do Ministério da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos. Foi selecionado como um dos projetos globais do Ano Internacional da Astronomia em 2009 (AIA2009), que foi ratificado pelas Nações Unidas (ONU) e levado a cabo pela IAU e pela UNESCO. Durante o AIA2009 milhares de atividades UNAWE foram realizadas em mais de 40 países, envolvendo centenas de milhares de crianças. O UNAWE é um componente importante do Plano Estratégico IAU 2010 - 2020 “Astronomia para o Mundo em Desenvolvimento”, no qual a astronomia é usada como ferramenta para a aquisição de competências em todos os níveis da sociedade - ensino básico, secundário e superior, investigação e divulgação científica. O Plano tem por base o bem sucedido Ano Internacional da Astronomia que teve lugar em 2009 sob o alto patrocínio da ONU.

Links

Contacts

Pedro Russo
UNAWE International Project Manager / Leiden Observatory, the Netherlands
Leiden, the Netherlands
Tel: +6707990331
Cell: +31654372658
Email: russo@strw.leidenuniv.nl

Cindy Gunawan
UNAWE/Timor Leste Project Officer / Leiden Observatory, the Netherlands
Leiden, the Netherlands
Cell: +31681493010
Email: gunawan.cindy@gmail.com

Ana Bessa
Escola Portuguesa Ruy Cinatti
Díli, Timor-Leste
Cell: +6707610321
Email: anasbessa@hotmail.com

Share:

Images

The UNAWE Transit of Venus 2012 in Timor-Leste Poster
The UNAWE Transit of Venus 2012 in Timor-Leste Poster