Como Alimentar o Seu Monstro Galáctico
31 January 2014

Para lá da vasta extensão do espaço escuro e vazio que constitui o nosso céu noturno, encontram-se objetos que são mais exóticos, mais gigantescos e mais poderosos do que alguma vez possamos imaginar - galáxias em fusão.

Apesar das grandes distâncias entre os objetos no espaço, é relativamente comum a colisão e fusão entre duas galáxias. À medida que se aproximam lentamente uma da outra, as galáxias retorcem-se, e as suas formas modificam-se radicalmente. O processo de fusão também pode desencadear o nascimento frenético de milhares de estrelas maciças e, o mais emocionante de tudo, pode começar a alimentar desenfreadamente os monstros que estão no centro das galáxias - buracos negros supermaciços!

Os buracos negros têm uma gravidade tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar das suas “garras”. Os que se encontram no centro das galáxias são muito maiores do que os que se encontram no resto do espaço, sendo designados por “buracos negros supermaciços”.

Quando se “alimentam” do gás e poeira próximos, convertem-se nos objetos mais brilhantes e poderosos do Universo. Mas será este o combustível que alimenta o motor dos buracos negros supermaciços? Uma equipa de astrónomos japoneses tentou descobri-lo.

Observando uma amostra de 29 galáxias em processo de fusão, os astrónomos constataram que cada uma albergava pelo menos um buraco negro que devorava ativamente o material circundante.

Os resultados obtidos pela equipa mostraram que alguns dos buracos negros supermaciços das galáxias em fusão estavam adormecidos. Este facto revela-nos que há algo de especial e até à data misterioso sobre as condições que rodeiam cada buraco negro supermaciço e que fazem com que ele comece a alimentar-se.

Facto curioso

Os buracos negros supermaciços são cerca de um milhão a vários milhares de milhões de vezes mais maciços do que o Sol. Um buraco negro “normal” é muito mais pequeno, sendo cerca de 3 a 100 vezes mais maciço do que o Sol.

How to Feed Your Galactic Monster