Find Us Online At
iBookstore
Android app on Google Play
Like Us
A programme by
Quando Pede um Desejo a uma Estrela
26 November 2014

Esta espetacular imagem foi obtida por um telescópio numa das regiões mais remotas da Terra, o deserto do Atacama, distante de qualquer cidade ou povoação. Mostra as estrelas brilhantes do Enxame do Poço dos Desejos, que deve o seu nome às imensas estrelas que se parecem com moedas de prata a reluzir no fundo de um poço de desejos.

Em enxames como este todas as estrelas nasceram praticamente ao mesmo tempo, a partir da mesma nuvem de gás. Todas elas têm cerca de 300 milhões de anos.

O Enxame do Poço dos Desejos contém uma mistura de cerca de 400 estrelas vermelhas e azuis. A cor das estrelas indica-nos quão maciças são.

As estrelas mais maciças são mais quentes e brilhantes e queimam o seu combustível muito mais rapidamente do que as suas irmãs mais pequenas. Devido a este facto podemos dizer que as estrelas mais vermelhas da imagem são mais maciças. Estão agora na última fase da sua evolução - a fase de gigante vermelha. As azuladas, estrelas menos maciças, estão ainda na fase inicial das suas vidas.

As que foram as estrelas mais maciças do enxame não são visíveis nesta imagem. Já cumpriram de forma rápida e ávida a sua vida, e explodiram como poderosas supernovas há já muito tempo.

Facto curioso

Na nossa galáxia podemos saber a idade de um enxame estelar com base na sua localização. Os enxames mais antigos encontram-se normalmente mais afastados do centro da galáxia.

Share:

More news
12 October 2020
1 October 2020
16 September 2020
14 September 2020
10 September 2020

Images

Wishing Well Cluster
Wishing Well Cluster

Printer-friendly

PDF File
1.2 MB